A urticária ao frio é um tipo de urticária crônica induzida. A urticaria pode ser aguda ou crônica. A crônica é aquela que tem mais de 6 semanas de duração. Dentre as crônicas temos a Urticaria Crônica Espontânea que é a mais comum, mais ou menos 70% das Urticarias. Temos também as Urticarias Induzidas que são aquelas com algum fator desencadeante (geralmente estímulo físico)
O diagnóstico do tipo de Urticária nem sempre é fácil, o médico precisa avaliar o paciente como um todo para chegar a uma conclusão.
Estima-se que 0,4% da população brasileira geral tenha Urticária. Não se sabe ao certo qual a frequência da Urticaria ao frio mas estima-se que acometa entre 6 a 34% dos pacientes com urticária induzida
Na urticaria ao frio o paciente tem sintomas quando tem contato com o frio, por exemplo ao segurar bebidas geladas, entrar em uma piscina gelada, tomar vento frio e assim por diante. O diagnóstico como toda urticária é feito através da história e exame físico na consulta médica, porém no caso da urticária ao frio existe um teste que o médico pode fazer, o teste do gelo (o médico coloca um cubo de gelo envolvido em plástico em contato com a pele do paciente por alguns minutos e depois observa se vai aparecer a lesão de urticaria no local)
Como parte do tratamento o paciente deve tentar evitar o contato com alimentos e bebidas geladas, na medida do possível evitar ambientes frios, se agasalhar bem se for sair etc. Para pacientes que vivem em lugares mais frios é mais difícil o tratamento, mas com o tratamento correto é possível ter uma vida plena.
Se você apresenta sintomas que se pareçam com urticária é importante sempre buscar ajuda, procurar um médico especialista que vai diagnosticar sua doença e indicar o tratamento mais adequado, pois é possível ter uma vida normal mesmo tendo Urticária.
Dra Carolina Games Bensi Lucia