A alopecia frontal fibrosante (AFF) é uma forma de perda de cabelo cicatricial que se caracteriza pelo aumento do recuo da linha frontal do cabelo, resultando em uma testa maior.
👉 Isso leva à formação de uma faixa cicatricial, que se destaca pela sua aparência contrastante com a pele envelhecida acima da testa.
Em alguns casos, a área occipital (parte posterior da cabeça) também pode ser afetada (15-30,4%). 😓
Nos homens, a perda das costeletas pode ser o único sinal da doença.
A área afetada apresenta uma faixa brilhante, pálida e atrófica, com perda parcial de cabelo.
👉 A linha original do cabelo pode estar ausente, mas uma manobra simples, como levantar ambas as sobrancelhas, pode ajudar a identificá-la: observe uma demarcação muscular acentuada entre a testa e o couro cabeludo.
O exame de luz de Wood também pode ser útil para determinar a linha do cabelo ausente.
⚠️ A perda de cabelo geralmente ocorre em ambos os lados da testa e é simétrica, embora existam também formas assimétricas da doença.
Busque sempre um médico especialista para traçar o melhor tratamento para o seu caso.
FONTE DA INFORMAÇÃO: Porriño-Bustamante ML, et al. Frontal Fibrosing Alopecia: A Review. J Clin Med. 2021 Apr 21;10(9):1805.
Conheça nosso corpo clínico e nosso Instagram.
O teste de contato, também conhecido como teste epicutâneo, é uma ferramenta importante na área da dermatologia e alergologia. 👉 Ele é utilizado para diagnosticar
A alopecia frontal fibrosante (AFF) é uma forma de perda de cabelo cicatricial que se caracteriza pelo aumento do recuo da linha frontal do cabelo,
*É uma doença inflamatória de causa desconhecida que pode afetar muitos órgãos. *Os pulmões, a pele, os olhos e os gânglios linfáticos são os mais
A Alergoskin nasceu em 1994, fundados pelos renomados doutores, Dr. Paulo Criado e Drª Roberta Criado, e vem com a missão de ser um diferencial em Medicina nas áreas de Alergia e Dermatologia.
Nossos médicos além do atendimento em nossa clínica, também se dedicaram por décadas ao ensino e pesquisa médica, atuando em Hospitais-escola como o Hospital das Clínicas (FMUSP) e Faculdade de Medicina do ABC.