*É uma doença inflamatória de causa desconhecida que pode afetar muitos órgãos.
*Os pulmões, a pele, os olhos e os gânglios linfáticos são os mais comumente envolvidos. O coração, o cérebro e demaos órgãos são menos acometidos.
*A sarcoidose causa agrupamentos de macrófagos chamados de “granulomas sarcoideos”, que são coleções de células imunes que podem levar a danos no tecido envolvido.
Quando afeta a pele, é chamada de sarcoidose cutânea.
*A sarcoidose cutânea tem formas variadas. As lesões mais comuns são pequenas elevações (pápulas) na pele únicas ou múltiplas.
As lesões geralmente são marrom-avermelhados ou arroxeadas, mas também podem ser da cor da pele ou tons de alaranjado (ou marrom-claro, “cor geléia-de-maça”). Eles podem ser lisas ou ásperas.
Essas lesões podem ocorrer em qualquer parte da pele, sendo a face frequentemente envolvida.
A sarcoidose cutânea, em geral, não coça. No entanto, pode levar a descoloração ou cicatrizes permanentes.
A sarcoidose cutânea tem distintos padrões de aparência.
Por exemplo, a sarcoidose pode aparecer em tatuagens pré-existentes (sarcoidose associada a tatuagens) ou cicatrizes.
A variante “lúpus pérnio” apresenta lesões ao redor do nariz. O lúpus pérnio necessita tratamento mais agressivo.
Pode levar a cicatrizes e tende a ocorrer com danos nos seios da face, garganta e pulmões.
*Raramente, a sarcoidose pode aparecer como manchas escamosas mais espessas (sarcoide verrucosa), manchas mais claras (sarcoide hipopigmentada), nódulos sob a pele (sarcoide subcutânea) ou áreas pele escamosa nas pernas (ictiose).
*O diagnóstico é feito por biópsia da pele. Sintomas que possam sugerir o envolvimento de outros órgãos, como alterações na visão, dor nos olhos, tosse, dificuldade para respirar ou ritmos cardíacos anormais levam a outros exames complementares, desde um simples RX do tórax até a cintilografia pelo gálio, a fim de verificar lesões em diferentes órgãos internos.
*Pode ser necessário exames de sangue, exames cardíacos, exames de imagem e oftalmológico.
*A sarcoidose cutânea e sistêmica têm tratamento. Adaptado de JAMA information page.
Conheça nosso corpo clínico e nosso Instagram.
O teste de contato, também conhecido como teste epicutâneo, é uma ferramenta importante na área da dermatologia e alergologia. 👉 Ele é utilizado para diagnosticar
A alopecia frontal fibrosante (AFF) é uma forma de perda de cabelo cicatricial que se caracteriza pelo aumento do recuo da linha frontal do cabelo,
*É uma doença inflamatória de causa desconhecida que pode afetar muitos órgãos. *Os pulmões, a pele, os olhos e os gânglios linfáticos são os mais
A Alergoskin nasceu em 1994, fundados pelos renomados doutores, Dr. Paulo Criado e Drª Roberta Criado, e vem com a missão de ser um diferencial em Medicina nas áreas de Alergia e Dermatologia.
Nossos médicos além do atendimento em nossa clínica, também se dedicaram por décadas ao ensino e pesquisa médica, atuando em Hospitais-escola como o Hospital das Clínicas (FMUSP) e Faculdade de Medicina do ABC.